Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Opiniões e Postas de Pescada

Opiniões e Postas de Pescada

15
Jan18

The Bat

Miúda Opinativa

Acabei de ler, na semana passada, o primeiro livro da saga Harry Hole, de Jo Nesbo. Tive muitas dúvidas se iria escrever ou não um post sobre o livro porque tive receio que a forma como eu li o livro tenha influenciado a minha interpretação. Contudo, após falar com algumas pessoas que também o leram, cheguei à conclusão que afinal, a miha interpretação não é única.

 

Ora bem... Eu comecei a ler o livro no início de Dezembro, depois de ter regressado da Costa Rica, e acabei-o em Janeiro. Foi um mês. Para um livro de menos de 400 páginas. Um policial. É imenso (pelo menos para o tempo que eu demoro a ler este tipo de livros). Acontece que a vida acontece e às vezes é difícil ter disponibilidade para ler. E tive receio que a minha opinião do livro fosse consequência desta demora. 

 

No entanto, em retrospetiva, consigo perceber que se o livro fosse mais interessante, talvez eu tivesse arranjado tempo e disponibilidade para o ler. Talvez não me tivesse dado sono quando o tentei ler nas horas de espera no Aeroporto de Amesterdão. Talvez me tivesse dado mais vontade de ler nas minhs intermináveis viagens de metro e comboio. Talvez tivesse conseguido ler durante 20 minutos à noite quando me deito. 

 

Mas isso não aconteceu. Não aconteceu porque, de facto, o livro não me conseguiu cativar. Entretém? Sim. Mas não prende. Não nos faz querer ler rapidamente para conseguirmos descobrir o mistério. É, muitas vezes, um bocejo. 

 

Por outro lado, parece, muitas vezes, que falta cola entre as várias situações. Não percebi - embora aqui admita que a falha possa ter sido minha -, como é que raio o Harry passa de um suspeito para o outro assim, sem mais nem menos (desculpem o eventual spoiler). Ede repente, não se fala mais no antigo suspeito. 

 

Admito que foi uma desilusão. Li o "Boneco de Neve" há uns anso (já alguém viu o filme? Vale a ena?) e adorei. Enfim, dou o desconto, porque este foi o primeiro livro da saga e é natural que não tenha sido tão bem conseguido... Mas ainda assim, foi uma desilusão. 

 

O ponto positivo foi ter-nos permitido conhecer um bocadinho melhor a personagem Harry Hole e a origem dos seus traumas (porque como todas as personagens centrais de policiais suecos, também o Harry tem traumas). Acho que vou dar uma nova oportunidade e um dia destes, leio o segundo. 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D