Regresso às Aulas
Todos os anos é a mesma coisa. Chegamos a 20 de Agosto e começamos a ser inundados com as campanhas do Regresso às Aulas. Faz parte e eu bem me lembro de como gostava, chegando a esta altura, de ver essas campanhas. De como gostava de ir ao Hipermercado e ver os lineares cheios de produtos novos. Ainda hoje gosto, admito. Gosto de ver as mochilas, as canetas, os cadernos. Os blocos de notas. Eu gosto imenso de blocos de notas. Gosto de os comprar e de não os usar para "não estragar". Eu sei, não sou uma pessoa muito normal.
O que a mim me faz alguma confusão nesta altura são as reportagens do Regresso às Aulas e as queixas dos paizinhos dos meninos que vão iniciar um novo ano escolar. Faz-me confusão, muito sinceramente, ouvir as pessoas a queixarem-se que têm que comprar mais uma mochila porque os filhos querem, porque têm que mudar todos os anos, etc., etc., etc. Ou que têm que comprar canetas, lápis novos.
Eu sei que não sou mãe, mas é como costumo dizer - sou filha e os meus pais tiveram 3 filhos, por isso sim, sei algumas coisas sobre educação. E a mim não me faz grande sentido comprar uma mochila nova todos os anos e depois haver queixas porque "não há dinheiro". Em 17 anos de escolaridade (12 + 5 de Faculdade), eu tive 4 mochilas, sendo que a minha da Eastpack, comprada corria o ano de 2002, quando fui para o 8º ano (God... Old), está praticamente impecável. Se não há necessidade de uma mochila nova e se o dinheiro não abunda, porquê comprar? Se as criancinhas querem é... dizer não.
Dizer não não custa assim tanto.
E não comparemos o meu vício por bloquinhos de notas não usados com mochilas ;)