Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Opiniões e Postas de Pescada

Opiniões e Postas de Pescada

24
Jan18

Quando todos fecham os olhos

Miúda Opinativa

Nos últimos dias, tenho visto muitas reportagens sobre o caso de Larry Nassar, o médico da seleção norte-americana de ginástica. E, sinceramente, não sei porque continuo a ler. Porque cada página que leio causa-me nojo e náuseas. 

 

Como é que é possível que isto tenha acontecido durante tantos anos? Como é que é possível que tantas pessoas tenham fechado os olhos a isto? Foram dezenas de "miúdas" que passaram pelas mãos dele. Que sofreram os seus abusos. E nunca ninguém fez nada. Nunca ninguém ligou às queixas. 

 

Faz-me confusão. 

 

Tem-se dito que não é só a cultura do assédio que tem que mudar. É também a educação das raparigas. Que as raparigas são educadas para serem submissas. Bom, a verdade é que os meus pais, apesar de muitas vezes me terem tentado incutir aqueles comportamentos "tipicamente femininos", nunca me educaram para ser submissa. Sempre me educaram para fazer valer a minha opinião. Para não deixar que nunca ninguém me levantasse a mão ou me tocasse de forma indesejada. E hoje eu digo que se algum dia algum homem me bater, eu posso morrer a seguir, mas bato-lhe por cima. Sim, eu sei, posso estar a cuspir para o ar. E não, não estou a dizer que a culpa é das mulheres que não fazem nada quando são vítimas de agressões. Mas se o meu pai nunca me bateu, então não vai ser um namorado ou marido ou o que quer que seja que me vai bater. 

 

No entanto, claramente aqui as vítimas não foram assim tão submissas. As vítimas queixaram-se. Mas ninguém lhes ligou. Nem quando as vítimas também eram importantes e valiosas. 

 

Posto isto, restará sempre a questão: de que vale fazer queixa? Não será melhor então tentar fazer-se justiça pelas próprias mãos? E quão cruel é o Mundo, tão retorcido, que acusaria, muito provavelmente, uma dass vítimas caso ela tivesse levado uma faca para o consultório para esfaquear o agressor caso ele lhe metesse as mãos em cima?

3 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D