Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Opiniões e Postas de Pescada

Opiniões e Postas de Pescada

16
Mar18

O que é importante ensinar na Escola?

Miúda Opinativa

De vez em quando, deparo-me, na Internet, com imagens, textos, whatever, sobre o facto de a escola não ensinar questões práticas do dia-a-dia, como fazer uma máquina de roupa ou o IRS, mas ensinar coisas que acabam por se tornar irrelevantes para muitas pessoas, como, por exemplo, o Teorema de Pitágoras.

 

E dei por mim a pensar: será que a Escola se deveria focar em ensinar mais "questões práticas do dia-a-dia" em detrimento de questões "irrelevantes" como o Teorema de Pitágoras? Eu diria que não.

 

É óbvio que para a minha vida atual é completamente indiferente saber ou não se "em qualquer triângulo rectângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos". Mas isto sou eu e acredito que para um engenheiro a coisa possa ser diferente. Até podem não utilizar esse teorema, mas possivelmente, não sei, não faço ideia, esse teorema pode ser a base da compreensão de outras questões relevantes.

 

No entanto, isto não invalida outra questão: será que a Escola deveria ensinar mais "questões práticas do dia-a-dia"? Bom, eu sei que já existe um currículo extremamente exigente e que não há tempo para tudo mas, sinceramente, eu acho que sim.

 

Chamem-me retrógada, mas eu acho que faria algum sentido haver aquela disciplina dos tempos mais antigos de "Economia do Lar" (e, obviamente, ser uma disciplina tanto para rapazes como para raparigas).

 

Porque não? Uma disciplina que ensinasse as crianças a consumir de forma inteligente. Uma disciplina que ensinasse os jovens a lavar a roupa, a passar roupa. Uma disciplina que ensinasse os jovens a fazer poupança, a fazer o IRS.

 

Se algumas destas questões são responsabilidade dos pais? Até diria que sim. Mas e se os pais também não souberem fazer o IRS? E se os pais não conseguirem cozinhar?

 

Fica a sugestão :)

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D