Não consigo atribuir um título a este texto - Lado B
Toda a situação Covid-19 me assusta, naturalmente.
Assusta-me pela saúde pública - física e psicológica. Assusta-me pela economia. Assusta-me.
Mas tento não pensar muito no quanto me assusta. Por uma razão muito simples. Eu sofro de ansiedade. E os pensamentos ruminates são, de facto, o meu pior inimigo. E escalam para situações, enfim, pouco agradáveis. Ontem à noite tive uma insónia gigante e de repente, dei comigo a ter falta de ar. Enfim, não é fixe.
Vai daí que tento não pensar muito no quanto me assusta e estou a tentar retirar algum benefício disto tudo. Implementei algumas mudanças na minha vida - que foram para lá das forçadas - que, espero, me vão ajudar a ultrapassar isto.
- Comecei a fazer Yoga de manhã, quando ainda estava a trabalhar. Sabia que ia ficar meio "dura" em casa, com os movimentos rijos. Então, e de forma a continuar a minha tentativa de melhorar a postura, fiz uma pequena pesquisa sobre "Yoga at home". Ok, pequena pesquisa é exagero. Pus "Yoga at home" no YouTube e surgiu este canal - Yoga With Adriane. Fiz um vídeo, pareceu-me interessante, e reparei que ela tinha um plano de 30 dias. Então decidi fazer esse plano. Hoje fiz o 14º dia. É... Interessante. Não me parece que seja um nível muito avançado (em 14 dias, acho que só não consegui fazer 2 posições), ajuda o corpo e, surpresa, tem-me ajudado a mente. Foca-se bastante na respiração e sabem para que é que a respiração é importante? Para lidar com a ansiedade. Estou entusiasmada com isto. De tal forma que gostava que, quando tudo isto acabar (ah. ah. ah.), conseguir manter o Yoga diário de alguma forma.
- Dediquei-me mais à culinária durante esa última semana do que em toda a minha vida. Fiz salmão grelhado com batata doce, fiz risotto, fiz sopa, fiz bolos!! Eu fiz bolos. Isto é uma coisa inédita. E surpresa... até me safo bem.
- Tenho lido mais do que tem sido habitual nestes últimos tempos - e as saudades que eu tinha de ler de enfiada?
- Tenho visto mais séries do que tem sido habitual... E não tenho adormecido.
- Fiz cursos online relacionados com Recursos Humanos - de férias sim, mas tentar manter a cabeça ativa.
Nem tudo tem que ser mau... Quer dizer, esta situaçã é pior que má, é péssima, mas quero tentar tirar algum proveito daqui.