Opiniões e Postas de Pescada

Jan18

Amesterdão

Miúda Opinativa

Amesterdão foi uma estreia.

Em 28 anos, nunca tinha feito uma viagem deste género com uma amiga. Mas em Setembro, numa Sexta à noite, em conversa com uma amiga enquanto íamos para o jantar de despedida de outra decidimos que tínhamos que lá ir, idealmente no feriado de 8 de Dezembro. No Sábado de manhã, pus-me a trabalho e fui ao Google Flights ver voos. Mandei-lhe a minha pesquisa e só não comprámos logo porque, primeiro, ela quis ver se outra amiga dela também queria ir e, depois, porque o meu irmão morreu e tudo teve que ser adiado para fazer face à confusão que entretanto se instalou.

No entanto, lá acabámos por marcar o voo pela Transavia (que me está atravessada - tema para outro post) e o Hostel.

Então e como é que a viagem correu?

Bem :) Foi uma viagem muito gira.

À chegada a Amsterdão, e porque encontrámos um casal conhecido meu, decidimos, em vez de irmos de transportes (e porque já era tarde - fomos no dia 7 à noite), ir de taxi. Acontece que o taxi era um Tesla. Wow. Um Tesla. Andei de Tesla. Fui num voo lowcost, mas andei de Tesla. Basicamente, saímos de um avião para entrarmos noutro.

Chegámos ao nosso Hostel - o Stayok Vondelpark - e rapidamente percebemos que foi uma boa opção. Claro, não óptima (o melhor e mais confortável teria sido um hotel, com um quarto só para nós, ah ah), mas dentro do género, foi uma boa opção. Quarto limpo, casa de banho privada e em boas condições, staff muito prestável, ambiente excelente. Aconselho :) Aconselho, também, a optarem pelo pequeno-almoço. Na sexta-feira, achámos que não valia a pena pagar 6.5€ por um pequeno-almoço all you can eat se fora do hostel conseguíssemos um pequeno-almoço normal mais barato. Conseguimos um pequeno-almoço normal mas mais caro...

Na sexta-feira, dia 8, começámos, então, a explorar a cidade. Não tínhamos propriamente um percurso traçado. Queríamos explorar a cidade e como não tínhamos muito tempo, optámos por explorar os exteriores e não ir a museus. Tive alguma pena - gostaria imenso de ter ido ao Van Gogh, por exemplo, mas foi, penso, a melhor opção.

Mas passámos pelo exterior dos museus, muito perto do nosso hostel, passeámos no Vondelpark Park (e eu tenho uma panca por parques), passámos pelos Canais (e não vale a pena fazer a tour... Não vale mesmo), fomos, claro, à Red Light Street, passámos na Casa da Anne Frank (não entrámos porque não sabíamos que os bilhetes só podiam ser comprados online), andámos no baloiço mais alto da Europa, passámos pela Dam Square, pela Oude Kerk, pela Estação Central (lindíssima!), andámos de bicicleta (na neve...)... Acho que, apesar de a viagem ter sido curta, deu para vivermos bem a cidade. Deu para descontrairmos e sentirmos coisas novas e diferentes. E ambas, na verdade, estávamos a precisar disto, por motivos completamente diferentes.

É engraçado: conhecemo-nos há 10 anos, sempre fizemos parte do mesmo grupo, mas durante os anos de Faculdade nunca fomos as amigas mais próximas. Hoje em dia, e porque não somo casadas e não temos filhos, acabámos por nos aproximar. Somos muito diferentes em muitas coisas, mas acho que nos entendemos bem :)

Claro que, como se sabe, a viagem não acabou da melhor forma. Dormimos 3 noites no Hostel e 2 no Aeroporto. Mas aqueles 3 dias... aqueles 3 dias valeram bem a pena :)