Opiniões e Postas de Pescada

Mai17

Oslo #3: Dia 2

Miúda Opinativa

No segundo dia na cidade estávamos mais ou menos decididos a acordar cedo e visitarmos o máximo possível. Contudo, o cansaço do dia anterior traiu-nos e acabámos por sair de casa mais tarde do que seria suposto. Mas eram férias e nas férias não queremos pensar em horários ou despertadores. Queremos, apenas, desfrutar. E foi isso que fizemos.

No nosso segundo dia, decidimos começar por passar em Grünerlokka que, supostamente, é o bairro hipster de Oslo. Embora seja, sem dúvida, um bairro simpático, não o achámos assim tão diferente do resto da cidade.

Continuámos em direcção aquele que foi o primeiro destino definido: o Vigeland Sculpture Park. É uma das paragens obrigatórias de Oslo e faz sentido, porque é espectacular. Tem mais 200 estátuas e só consigo imaginar como será no Verão, todo florido. Na verdade, o que nos disseram é que no Verão é quase impossível passar por lá. Porque os "locals" simplesmente invadem o parque, estendem as suas toalhas e ficam por ali a apanhar sol e a aproveitar. Um bocadinho como nós aqui com a praia ;)

Dali fomos para o Palácio Real, a residência oficial da família real norueguesa. O edifício é, sem dúvida, majestoso; no entanto, a grande beleza está, de facto, nos jardins que o circundam. Mesmo. Para além das Estações Centrais, a minha outra panca são jardins e parques. E Oslo está muito bem servida no que toca a parques. E o curioso é que os "locals", apesar do frio, usufruem bastante deles. Mas isso é algo que irei abordar no post final ;)

Do Palácio Real fomos descendo e passámos pela Universidade de Oslo, onde entrámos, pelo Teatro Nacional e pelo City Hall. Infelizmente, não conseguimos entrar nesta última, mas serviu para nos aguçar a curiosidade (até que no último dia conseguimos chegar a horas de o visitar por dentro).

O City Hall tem um exterior bastante soviético e, aparentemente, pouco interessante. Mas a verdade é que ali por debaixo das arcadas existem diversas gravuras que contam histórias de deuses. Fiquei de tal forma embrenhada nas histórias que nem tirei fotografias. Por outro lado, olhando para o exterior nem conseguimos imaginar o quão giro é o interior. Spoiler alert: valeu a pena as tentativas para entrarmos ;)

Do City Hall decidimos descer mais um pouco e fomos até ao Akershus Fortress, um castelo medieval muito giro e enorme. Para além do castelo propriamente dito, tem também uma área circundante enorme e muito bonita. E a vista? Simplesmente espectacular.

Aquilo que eu dizia sobre a vista...

Achei estas "casotas" mesmo amorosas.

Daqui, voltámos a passar pela Ópera de Oslo (gostei mesmo mesmo) e resolvemos voltar para casa para jantarmos. A ideia era sairmos depois de jantar e fazermos nova tentativa em Grünerlokka (podia ser que à noite tivesse mais movimento que durante o dia). Mas não. Bem, a verdade é que também era domingo, mas não conseguimos encontrar assim nenhum bar que nos chamasse particularmente a atenção. Os que estavam abertos eram bares desportivos, que estavam a passar futebol, e não nos apetecia ver nenhum jogo. Então, passeámos um bocado por ali à noite, mas não muito... Estava frio! XD