Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Opiniões e Postas de Pescada

Opiniões e Postas de Pescada

27
Mar17

O Jornalismo

Miúda Opinativa

Ontem à noite, nas minhas deambulações de Domingo à noite, de quem já só pastela porque, bem, é Domingo e no dia seguinte já é Segunda-feira e o fim-de-semana nunca é suficiente para nada, deparei-me com esta "notícia". E confesso - fiquei ligeiramente triste com isto. Não propriamente com o facto de o casamento do William e da Kate poder estar em crise, mas com o facto de se ter feito notícia, de a Sic Notícias ter feito notícia, de o casamento deles poder estar em crise. 

 

Estamos a falar da Sic Notícias, um canal, supostamente, sério, com notícias sérias, importantes e factuais. Não de um canal que dá possibilidades de notícias, como é o caso de o casamento poder estar em crise. Não estamos a falar da Sic Caras, cuja função é relatar a vida social, não estamos a falar da CMTV, cuja função é... Qual é mesmo a função? 

 

Estamos a falar da Sic Notícias cuja função é, lá está, relatar notícias. 

 

Isto não é nada. Isto é uma possibilidade. Isto é contar uma história que pode não ser bem assim sobre a vida de duas pessoas que, embora sejam "especiais", têm direito à sua vida. 

 

Quando fui para o Secundário, para Humanidades, o meu objectivo era seguir Jornalismo / Comunicação Social e, eventualmente, tornar-me Jornalista de Guerra ou de Investigação. Gosto de escrever, gosto de investigar, gosto de acção... No Secundário, com mais cabeça e menos romântica, percebi o caminho que o Jornalismo toma e decidi mudar de ideias. E posso-me arrepender de muita coisa, mas não me arrependo disso. Continuo a acreditar que é possível fazer-se bom Jornalismo, mas é triste, muito triste, que o bom Jornalismo seja uma minoria. É triste, muito triste, ver pessoas que conheço, jornalistas e cheios de talento, desempregados, e depois ver certas coisas escritas por "jornalistas" como esta "notícia"  sobre o Nuno Markl. Esta pessoa que escreveu isto está a trabalhar. Peço desculpa se sou bruta, mas é injusto que esta pessoa esteja a trabalhar e outras pessoas, cheias de talento, não estejam. 

 

Mas depois penso - se calhar, se as pessoas cheias de talento estivessem a trabalhar teriam que escrever as mesmas baboseiras. Porque são estas baboseiras que vendem. São estas baboseiras que fazem os leitores clicar na notícia. Não são notícias sérias. 

 

 

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D