Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Opiniões e Postas de Pescada

Opiniões e Postas de Pescada

11
Abr17

O Homem Ausente

Miúda Opinativa

Homem Ausente é o terceiro livro da série Sebastian Bergman, dos autores Michael Hjorth e Hans Rosenfeldt. Li os dois primeiros (Segredos Obscuros e O Discípulo) no ano passado e adorei. Mesmo. São policiais suecos, que desde a Trilogia Milenium estão na moda, mas com uma particularidade que a mim me atrai bastante: a personagem princial, o Sebastian, é psicólogo (e um psicólogo cheio de problemas), o que faz com que a resolução dos crimes passe pela componente psicológica. O que é muito interessante, claro.

 

Embora tenha adorado os dois primeiros, a verdade é que este último não me aqueceu tanto o coração. Não percebi logo porquê (será porque as personagens já se tornam repetitivas? Não... A história pessoal das personagens também é desenvolvida neste livro. Será porque eu não estou com a disponibilidade mental para gostar deste livro como gostei dos outros e o meu humor de cão acaba por prejudicar a sua apreciação? Também não deve ser por isso, porque quando li o primeiro o meu humor também era de cão - embora por razões completamente diferentes). Até que percebi - neste livro, ao contrário dos outros dois, não existe a necessidade/possibilidade de se chegar a alguma solução através dos conhecimentos do Sebastien. Neste livro, ao contrário dos outros, a Psicologia não entra tanto em acção. Não me interpretem mal - não gosto assim tanto de Psicologia para achar que os livros só são interessantes se a Psicologia entrar, de alguma forma, neles. No entanto, em relação a outros policiais suecos, isto (ou é isto) é um dos aspectos que diferencia esta saga.

 

Ainda assim, gostei bastante. Está bem escrito, não existem diálogos forçados (o que aconteceu, por exemplo, n'A Princesa de Gelo, da Camilla Läckberg - o pior policial nórdico que li... Peço desculpa aos fãs!), a história desenvolve-se rapidamente e as personsagens também crescem. Tem suspense - bom suspense -, que é capaz de nos prender pela noite fora - o que é óptimo! 

 

Mas o grande ponto alto do livro foi mesmo o final. Não quero entrar em spoilers, mas que grande clifhanger! Estão a ver quando uma temporada de uma série acaba e vocês ficam "mas... NÃÃÃÃÃO!!! O QUE É QUE ACABOU DE ACONTECER? O QUE VAI ACONTECER?"? Pronto, foi mais ou menos isso. Com a diferença que numa série nós acabamos por saber que dali a 2/3 meses, a série regressa. Eu não faço a mínima ideia de quando o quarto livro da série, que já foi editado em Sueco, vai ser editado em Português.

 

Resumindo e baralhando - gostei e aconselho. No entanto, para lerem como deve ser, leiam primeiro os dois livros anteriores.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D