Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Manchester by the Sea

por Miúda Opinativa, em 13.02.17

Este ano estou um bocadinho (bastante) atrasada com os filmes nomeados para os Óscars. Embora até esteja bastante curiosa e expectante com alguns (nomeadamente, o Lion, o Hidden Figures, o Moonlight e o Fences), ainda não tive oportunidade de os ver. Há duas semanas vi o La la Land e no Sábado vi o Manchester by the Sea.

 

O filme desenrola-se em dois "momentos", o presente e o passado. Assim, conta a história de Lee Chandler, um homem que regressa à cidade natal, depois de o irmão ter morrido, para cuidar do sobrinho adolescente, ao mesmo tempo que vai apresentando imagens do passado. Nas cenas do presente, percebe-se que aconteceu algo no passado bastante grave, pelo qual Lee se sente culpado. Resumidamente, e para não correr o risco de spoilar demasiado, é isto.

 

Admito que talvez não tenha sido a melhor altura para ver este filme. Tive uma semana má, de neura, de noites mal dormidas, de cansaço acumulado e de expetativas defraudadas. Tudo isto fez com que no Sábado à tarde, altura em que vi o filme, estivesse KO. Ver o filme deitada no sofá, embrulhada numa manta e encostada ao rapaz fez com que fosse fechando, de vez em quando, os olhos. Ia ouvindo, ia percebendo a coisa, mas até a um momento chave, em que se percebe o que aconteceu no passado, não estive assim com tanta atenção. A partir daí a coisa foi melhorando, mas não estive assim tão envolvida no filme. E por isso, posso estar a ser injusta na minha "posta de pescada".

 

Não é que eu ache que o filme não seja bom. Acho que é. Acho que é um filme pesado, pesadão, mas bom. Gosto do Casei Affleck e gostei da sua interpretação. E gostei muito da intepretação de Lucas Hedges, o jovem ator que faz de sobrinho - não o conhecia, mas acho que o miúdo, se não se perder (ou se não decidir enveredar por outra carreira), tem algum futuro.

 

No entanto, achei certas cenas muito muito forçadas. Não consigo explicar bem, mas achei estranho. E achei, também, que é um filme muito longo (só pensava "ainda bem que não fomos ver ao cinema") e muito parado, por vezes. Um filme muito parado demasiado longo pode correr mal.

 

Mas, enfim, é só uma Posta de Pescada :)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:51


13 comentários

Imagem de perfil

De Chic'Ana a 13.02.2017 às 10:09

Depois de ler a tua opinião, ainda bem que não fui ver ao cinema... Vou ver sim, em casa e com as expetativas mais reduzidas!
Beijinhos
Imagem de perfil

De Miúda Opinativa a 13.02.2017 às 17:30

Atenção, eu não quero induzir ninguém em erro. Eu não adorei, mas também não se pode dizer que não tenha gostado. Admito, tal como disse, que se calhar não foi a melhor altura para o ver. De qualquer modo, acho sempre preferível a pessoa ficar agradavelmente surpreendida do que desagradavelmente ;)

Bom filme! :)
Sem imagem de perfil

De Meio Palmo a 13.02.2017 às 15:32

Tenho este na minha "next" list cinematográfica...
Imagem de perfil

De Miúda Opinativa a 13.02.2017 às 17:30

Acho que fazes bem. Independentenmente de eu não ter adorado, acho que é um filme que merecerá ser visto. Mas não o vejas estando cansada ;)
Imagem de perfil

De Ladys a 13.02.2017 às 17:05

Estou bastante curiosa com este filme, mas se é pesadão, vou esperar para ver no sofá ;). Já agora, adorei " elementos secretos" ;). Marina
Imagem de perfil

De Miúda Opinativa a 13.02.2017 às 17:31

Eu quero muito ver o "Elementos Secretos", mas antes quero ler o livro ;)

Vê no sofá, sim, mas bebe um café antes ;)
Imagem de perfil

De Ladys a 13.02.2017 às 17:34

é melhor, que eu sou das que adormeço ah ah ah. bjs, Marina
Imagem de perfil

De Fátima Bento a 13.02.2017 às 18:14

Este filme não é para ver no sofá. NÃO É. Por isso é que "te passou ao lado".

Obriguei-me a ir ver ao cinema. E em boa hora.

Estou há uma semana para escrever sobre o filme, e ainda não consegui. Esmagou-me.

Tenho tanta pena que tenhas perdido a oportunidade de sentir o que eu senti... estou a lutar uma ums crise depressiva absurdamente invasiva. Na segunda-feira passada tive uma consulta de urgência, submersa que estava em antracite tão ecuro que seolhasse para as mãos, quase que não as via. Dor, dentro do peito que me impedia de respirar...

Na terça fui ao Nos do Almada Fórum ver o filme.

Não lhe encontro comparação.


Imagem de perfil

De Miúda Opinativa a 13.02.2017 às 22:19

Fátima, compreendo aquilo que dizes. E eu referi que talvez não tivesse sido a melhor altura para o ver porque, lá está, estava KO. Ora, aquilo que é incontornável é que, de facto, o filme é muito longo e muito parado. O que para quem não está muito activo é meio caminho andado para moer. Eu estive para o ir ver ao cinema, durante a semana e à noite. Mas acabei por desistir porque a sessão começava perto das 22 e fazendo as contas, ia sair de lá depois da meia noite. E não me arrependo. Embora reconheça que a experiência de cinema seja francamente melhor que a caseira, acho que ver este filme aquela hora e durante a semana era suficiente para acabar por ter ainda mais a percepção de ser cansativo.

Mas concordo quando dizes que é esmagador. Eu acho o mesmo, e disse-o quando o adjectivei de "pesadão". Porque, de facto, deita-nos abaixo pelo sofrimento que as personagens carregam, sobretudo na fase presente.

Espero que venças a crise depressiva, a sério :)


Imagem de perfil

De Fátima Bento a 14.02.2017 às 09:28

Entendo-te e compreendo. Quando digo que tenho pena, tenho - o marido também vai ficar sem ver, que neste momento só há sessão às 18:30h, e não dá para ele.

Em cinema a nossa atenção é 100% centrada no que se passa no ecran. Não há distrações. Foi assente nesse principio que fiz questao de o ver no cinema - mas fui às 15:15h.

A crise depressiva há-de ir. O problema são os problemas... quando estou a "aquietar-me", caem dois ou três que me deixam K.O. E é uma situação extremamente difícil, que envolve o meu filho e mete toda a família "ao barulho". È muito cansaço. Mas a coisa vai. E há-de ser ultrapassada de vez.

Obrigada!



Imagem de perfil

De HD a 13.02.2017 às 18:43

Vi ontem o Lion, este está a seguir na lista.
Deve ser ainda hoje :D
Imagem de perfil

De Miúda Opinativa a 13.02.2017 às 22:20

O Lion é o que está a seguir na minha lista ;)
Imagem de perfil

De HD a 13.02.2017 às 22:22

Aposto que não vais passar pelas brasas... é deliciosamente emotivo e sumptuoso *_*

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D