Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Opiniões e Postas de Pescada

Opiniões e Postas de Pescada

20
Out17

História de quem vai e de quem fica | História da Menina Perdida

Miúda Opinativa

Imediatamente antes da "loucura de Setembro", terminei o terceiro livro da série "A Amiga Genial", de Elena Ferrante, a "História de quem vai e de quem fica". Na altura, acabei por não escrever nada aqui sobre o livro e, entretanto, terminei o último livro, a "História da Menina Perdida".

 

Então, e apesar da minha falta de inspiração para posts, decidi escrever agora sobre os dois. E o que há para dizer? Gostei bastante de ambos. Aliás, na verdade, gostei bastante de todos os livros.

 

Destes dois últimos, acho que destaco a relevância que a autora deu às alterações políticas e sobretudo sociais ocorridas a partir dos anos 70 não só em Itália como, na verdade, em todo o Mundo. Sobretudo a alteração do papel da Mulher e, claro, a sua emancipação. Sendo toda eu pelos direitos das mulheres e pela possibilidade, caso assim o desejem, de lutarem contra cânones e contra o que "é suposto fazerem", gostei muito da relevância que se deu a esta "área" nestes dois últimos volumes (e não vou entrar em mais pormenores para não spoilar).

 

Por outro lado, seria impossível não falar bem da escrita. É uma tradução, claro, e por isso não posso dizer com toda a certeza se o livro está ou não bem escrito; no entanto, pela tradução, diria que sim. Gosto muito deste estilo de escrita.

 

Em relação à história em sim, e a estes 4 volumes, só posso dizer que é verdadeiramente interessante. E que toca naquele ponto de sempre - certas decisões têm uma influência gigante na vida das pessoas, mesmo que se ache que não. E sim, todos nós podemos ser aquilo que quisermos; no entanto, às vezes, para além do nosso trabalho, é também preciso que haja oportunidade.

 

Aconselho, a sério  que sim, a leitura dos 4 volumes.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D