Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Opiniões e Postas de Pescada

Opiniões e Postas de Pescada

08
Ago17

Freakonomics

Miúda Opinativa

Julgo que não cheguei a dizer aqui, mas o último exame que eu tive na Pós-Graduação foi de Economia dos Recursos Humanos. E digamos que as 5 aulas que tive da U.C. não foram fáceis. Foi o meu primeiro contacto académico com Economia - o meu namorado é licenciado em Economia, tem Mestrado em Gestão, oiço-o muitas vezes a falar sobre alguns temas com amigos, mas eu nunca tinha estudado a coisa.

 

Até que de repente estou ali, a ter aulas à sexta à noite / sábado de manhã, e fico sem compreender a coisa.

 

Mas quando estava a estudar para o exame, algo de interessante aconteceu - comecei a achar a coisa gira. A achar que faz sentido. A achar que se eu tivesse tido mais tempo para conhecer o tema, era capaz de gostar realmente da coisa. Na verdade, não é assim tão surpreendente. Eu sou uma rapariga das Ciências Sociais. Sempre fui. Portanto, como não achar Economia interessante?

 

Entusiasmado com o meu entusiasmo, o meu rapaz emprestou-me um livro dele, o Freakonomics. Comecei a lê-lo no Sábado em Óbidos, no Domingo não li, continuei segunda e terminei na terça. E foi muito muito muito interessante.

 

Basicamente, os autores falam de uma série de assuntos do nosso dia-a-dia e explicam-os recorrendo à... Economia. E assim percebemos que a Economia explica, de facto, grande parte dos assuntos do nosso dia-a-dia e não apenas aquelas "coisas" das notícias. E que, bem, se eu tivesse seguido a vertente de investigação em Psicologia, talvez acabasse por me interessar por temas de Psicologia Económica.

 

Na Faculdade, abordei muito muito muito ao de leve esta vertente e a verdade é que me interessou. E é engraçado, passados estes anos todos, perceber que, de facto, é possível que as duas disciplinas se relacionem. Como não?

 

Perdoem-me a nerdice, mas eu adoro continuar a aprender e a pensar em coisas novas :)

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D