Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Opiniões e Postas de Pescada

Opiniões e Postas de Pescada

08
Mar17

Dia da Mulher

Miúda Opinativa

Sobre o dia de hoje não poderia deixar de mandar a minha posta de pescada.

Não irei dizer nada de novo, nada que nunca ninguém tenha dito. Não vou dizer nada que eu nunca tenha dito. 

 

Os homens e as mulheres são diferentes. Somos fisicamente diferentes. Somos psicologicamente diferentes. E isso é maravilhoso (bem, salvo algumas excepções, claro). Eu não quero ser homem (atenção, nada contra as mulheres que querem ser homens). Embora eu não seja a "típica" mulher (ainda ontem uma amiga minha me dizia que eu sou muito mais fria e menos emotiva que o "normal" das mulheres - BEST COMPLIMENT EVER!), eu gosto de ser mulher. 

 

Mas não gosto de ser desvalorizada por ser mulher. Não gosto da condescendência com que às vezes me tratam por ser mulher, loura, cabelo encaracolado, medir 1,63 e usar óculos. Não gosto de pensar que posso ganhar menos pelo meu trabalho do que se fosse homem. Não gosto de pensar que poderá haver uma altura, na minha carreira, em que posso não subir por ser mulher, sendo vítima do glass ceiling effect. Não gosto de pensar que se um dia quiser ter filhos, isso poderá prejudicar muito mais a minha carreira do que se fosse homem. Não gosto de pensar que se um dia tiver uma filha, ela terá que pensar nisto tudo.

 

Não gosto de pensar que, no Mundo lá fora, existem meninas a quem o acesso à educação é negado, que têm que casar aos 10 anos. Não gosto de pensar que no Mundo lá fora as mulheres são vítimas de violência doméstica legitimada pela lei dos países. Não gosto de pensar que no Mundo lá fora há mulheres que são consideradas nada - só porque são mulheres.

 

Não gosto de pensar; no entanto, não é por não gostar de pensar que não acontece. E é por isso que ainda faz sentido haver o Dia da Mulher - não é um dia discrimantório para os homens (porque a verdade é que os homens não sofrem os preconceitos que as mulheres sofrem) nem para as mulheres. É um dia para lembrar e homenagear aquelas que lutaram pelos seus direitos que eram, na verdade, a luta de todas as mulheres. É um dia para lembrar que ainda há um longo percurso a percorrer. 

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D